AUDIOFILIA relação com aquele que fala

Onde escutar audiobook livro dos espíritos
O conteúdo do discurso e os meios artísticos de expressão tornam-se cada vez mais menos importantes do que a voz que aponta para o autor. A fala, como o texto, analisamos, tentando determinar o significado. A voz escapa a todas as tentativas de capturá-la e, no entanto, absorve, seduz, cria uma relação íntima com o locutor, é afetada afetiva e antropologicamente, assim como o rosto – não pode ser ignorada. O poder de sedução da voz, difícil de resistir, é notado tanto por críticos quanto por fãs de audiobook.

Os primeiros indicam que o audiobook acalma a vigilância do destinatário e o introduz em um estado de transe acrítico de relaxamento e assimilação passiva do conteúdo. O vocabulário usado para descrever a experiência do audiobook – sedução, submissão, absorção ou paralisia – embora chamado Normalmente valorizado positivamente, apenas fortalece os críticos na crença de que o audiobook é um opiáceo sadio26. Os defensores dos audiobook não veem uma ameaça no poder de sedução da voz.

É graças a esta propriedade que entre o ouvinte e o autor (narrador) pode ser estabelecida uma relação emocional especial e pode ser criado um espaço íntimo no qual ocorre um verdadeiro encontro. Claro, tanto a voz quanto a fala estão diretamente relacionadas às emoções. Porém, uma coisa é analisar as emoções, os ânimos, os afetos e as atitudes produzidas em uma história viva e percebidas na narrativa como sua base, conteúdos adicionais ou tensões, e outra é a experiência ética e afetiva da voz como encontro com alguém.