Modelo de Gestão de Estabelecimentos Hospitalares

O atendimento de urgência geralmente tem sido organizado como benefícios oferecidos imediatamente em clínicas médicas de diferentes níveis de complexidade assistencial. Embargo do pecado, a evolução dos serviços possibilitou conceituar esse tipo de atendimento em dois componentes: intramural e extramural.

O primeiro componente é representado pela assistência prestada nas clínicas médicas, qualquer verifique seu nível de complexidade. O segundo componente ficou conhecido como Atendimento Pré-Hospitalar e corresponde àquela atenção que é concedida antes que o usuário seja admitido a clínica médica de saúde (na via pública, em locais de atendimento em massa, em casa).

Para além dos habituais cuidados de urgência que os estabelecimentos prestam no âmbito da as necessidades de seu atendimento vermelho, os estabelecimentos devem estar preparados para reagir coordenação com as autoridades regionais e nacionais em caso de acidentes, incêndios e catástrofes natural.
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A partir de uma abordagem sistêmica e alinhada ao conceito de modelo assistencial que antes era definido, o sistema de pronto atendimento é um núcleo estratégico de grande importância na resposta dos sistemas de saúde às necessidades da população.

Este sistema está organizado na rede de emergência, composto pelos dispositivos que atendem às emergências na atenção primária (Serviços de Saúde). Emergência Primária – SAPU, e dispositivos de emergência rural), as Unidades de Emergência Hospitalar e o sistema de Atendimento Pré-Hospitalar.

Este vermelho está definindo papéis para cada dispositivo de assistência e visando o uso adequado pelos usuários, de acordo com a complexidade e com sistemas expeditos de referência mútua.